Das plantas ao remédio

Ano Letivo 2025-2026, Atividades

 As plantas aromáticas e medicinais não dão só sabor e aroma. Sabiam que a lavanda tem propriedades relaxantes e os orégãos ajudam na digestão? Será que conseguem identificá-las através do cheiro e tato? 

Esta atividade explora o papel das plantas ao longo da História, destacando os seus múltiplos usos — medicinais, terapêuticos, culinários e simbólicos — em diferentes culturas e épocas. Através da observação de objetos do acervo do museu (como frascos de farmácia, almofarizes ou ilustrações botânicas), os alunos são convidados a refletir sobre a relação entre natureza e saúde, e a importância do conhecimento empírico no desenvolvimento da medicina.

Num ambiente colaborativo e dinâmico, os participantes investigam as origens, propriedades e benefícios das plantas aromáticas e medicinais, explorando conceitos como princípio ativo, infusão, cataplasma ou planta autóctone.

A componente prática da oficina inclui um momento de contacto direto com a terra: cada aluno semeia uma planta aromática ou medicinal, que poderá levar para casa, cuidar e — quem sabe — utilizar, promovendo uma ligação afetiva com o conhecimento adquirido.

Público alvo: 1.º ciclo | 2.º ciclo | 3.º ciclo

Áreas abordadas:  Ciências Naturais | Estudo do Meio | Expressões Artísticas e Físico – Motoras | História

Duração: 2h (inclui visita ao Museu)