Cronologia histórica

Conheça aqui alguns momentos determinantes que marcaram a história da coleção e a sua partilha.
Década

1950

Primeira peça

Adquirida pelo então estudante de Medicina da Universidade de Coimbra, Hermes de Oliveira Castanhas, o selo de médico foi a primeira peça da sua coleção.

1976

Quinta de Aradas

Localizada em Aveiro e adquirida pela família Castanhas em 1976, foi sede da exposição permanente da coleção a partir da década de 1990.
Décadas

1980
/90

Congressos e conferências

A coleção continuou a crescer e, já uma referência a nível nacional e internacional, integrou diversos congressos e conferencias médicas e Portugal e no estrageiro, com destaque para o XII Congresso Mundial de Ginecologia e Obstetrícia no Rio de Janeiro, Brasil, em 1988.
Década

1990

Casa-Museu Dr. Hermes

Constituída para receber em exposição permanente a coleção de Medicina do médico Hermes de Oliveira Castanhas.

A Casa-Museu e a coleção foram divulgadas ao publico pela RTP, em 1995:

Entrevista Hermes de Oliveira Castanhas RTP2
Reportagem de vídeo na Casa-Museu Dr. Hermes RTP2

1993

Membro do EBCOG

Por ser um colecionador reconhecido, Hermes de Oliveira Castanhas foi nomeado membro do Núcleo de História da Medicina da EAGO – European Association of Gynaecologists and Obstetricians, entretanto redenominada de EBCOG – European Board & College of Obstetrics and Gynaecology.

Década

2000

Colaboração com a Ordem dos Médicos

Com publicações regulares na Revista e no Boletim sobre a História da Medicina, com destaque para determinados objetos.

Boletim da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, nº30, 2007
Revista da Ordem dos Médicos, nº 85, 2007

Artigo do Dr. Hermes de Oliveira Castanhas. Apresentação do fórceps Tarnier, da coleção Casa-Museu Dr. Hermes. Pág. 40

Revista da Ordem dos Médicos, nº 91, 2008

Artigo do Dr. Hermes de Oliveira Castanhas. Apresentação de seringa de infografia da coleção Casa-Museu D. Hermes. Pág. 50

Revista da Ordem dos Médicos, nº 95, 2008

Artigo do Dr. Hermes de Oliveira Castanhas. Apresentação de balanças pediátricas, da coleção Casa-Museu D. Hermes. Pág. 32

2010

Publicação Casa-Museu Dr. Hermes

Foi editada a primeira publicação com uma seleção de peças da coleção e prefácio de José Manuel Silva, Bastonário da Ordem dos Médicos (2011-2016).

2013

Distinção Municipal

A Casa-Museu Dr. Hermes é distinguida pela Câmara Municipal de Aveiro como Monumento de Interesse Municipal.

2022

Constituição da Fundação Casa Hermes

Foi constituída a FCH para dar continuidade ao legado histórico e patrimonial da Casa-Museu Dr. Hermes e, ao mesmo tempo, para agregar valor ao projeto iniciado, nomeadamente na área da educação para a saúde.

2023

Publicação Fundação Casa Hermes

Foi editada a primeira publicação da FCH, uma compilação de informação histórica com uma seleção de peças emblemáticas da coleção.

Destaque para os importantes depoimentos de Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos (2023 – presente); Germano de Sousa, Bastonário também da OM (1999-2004) e Pedro Appleton, Arquiteto, cujos contributos para a evolução da Fundação Casa Hermes têm sido determinantes.

2024

Inauguração do Skope

Abriu portas o novo Museu de Medicina e Saúde, com base na coleção da antiga Casa-Museu Dr. Hermes, hoje sob a alçada da Fundação Casa Hermes, que narra a história plural da Medicina, num espaço de conhecimento e educação para a saúde.